Cirurgia Ortognática

A Cirurgia Ortognática compreende um conjunto de procedimentos que tem como objetivo de estabelecer a relação maxilomandibular e a proporcionalidade dos segmentos dentoalveolares promovendo harmonia estética. Um ou mais segmentos dos maxilares podem ser simultaneamente reposicionados corrigindo vários tipos de maloclusões e defeitos faciais. Os procedimentos cirúrgicos são realizados por meio de osteotomias e o reposicionamento e fixação é feito com parafusos e miniplacas de titânio ou material bioabsorvível.

As alterações mais frequentes são:

  • Horizontais: mandíbula em posição avançada ou recuada em relação ao maxilar superior;
  • Verticais: impossibilidade de fechar os dentes anteriores (mordida aberta), exposição dentária e gengival excessiva (sorriso gengival) ou existência de mordida profunda;
  • Transversais: alterações de proporção entre maxilar superior e inferior, e anomalias da articulação temporomandibular;
  • Assimetrias faciais: crescimento desproporcional entre os lados direito e esquerdo da face.

Com a obtenção das imagens da tomografia computadorizadas e dos modelos de gesso das arcadas do paciente, por meio de um programa de computador é possível planejar com precisão a necessidade do tratamento, permitindo medidas exatas, otimizando assim o procedimento cirúrgico à ser realizado, com isso diminuindo tempo da cirurgia e consequentemente proporcionando um melhor pós-operatório.

A relação entre o cirurgião bucomaxilofacial e o ortodontista é fundamental na previsibilidade e no sucesso do tratamento. A fase ortodôntica consiste no alinhamento, nivelamento e descompensação dentária para que, quando realizada a cirurgia de correção dos maxilares, os dentes se encaixem perfeitamente.

Santos
Rua Delfim Moreira, 06
Embaré
11040-100